sexta-feira, 10 de março de 2023

 


IKKYO, O MOMENTO DA VERDADE

 Muitas vezes ouvi colegas graduados falarem que aprender a técnica IKKYO é trabalho para uma vida inteira.

Achei estranho; o IKKYO é uma das técnicas mais fáceis de serem aplicadas, tanto que é utilizada no exame para 5º KYU (faixa amarela).

De onde teria vindo tal ideia?

 Talvez algum deles tenha ouvido apenas parte de alguma conversa de Kawai Sensei, que falava muito mal o português, onde ele teria dito:

 - ...aprender Ikkyo vida toda, né...

 Foi apenas lendo o livro “Los Princípios Del Aikido” de Mitusg Saotome, que comecei a entender um pouco o sentido da coisa.

 É que, além de o primeiro princípio, o termo também se refere ao primeiro momento da aplicação da técnica; o primeiro contato (físico) com o oponente, o DE-AI; e a partir desse primeiro contato, como passamos a dominá-lo, controlando o centro do ataque e assumindo o controle da técnica, não se atendo aos movimentos específicos para executá-la.

Este é o princípio básico do IKKYO – KURAI DORI – controlar o espírito do inimigo.

 Foi só através do estudo de outro livro do autor: “O Aikido e a Harmonia da Natureza”, que pude entender um pouco mais o conceito.

 Neste momento do contato há que haver uma sincronia perfeita; acelerar o processo destrói essa sincronia.

 É fácil compreender por que, na sincronia, a lentidão excessiva deve ser evitada; estamos postados na linha de ataque, vulnerável ao golpe.

Entretanto, se iniciarmos o movimento muito cedo, antes que o ataque se complete, a vantagem ficará com o inimigo.

Mesmo que o movimento seja impecável em sua execução técnica, a nossa posição se revelou. A esta altura a direção do ataque pode ser mudada facilmente; o inimigo acompanhará e acertará o golpe.

A sincronia perfeita consiste em encontrar o inimigo de sorte a ficar frente a frente com sua fraqueza. É quando da plenitude do ataque que ele se torna mais vulnerável, porque está inteiramente concentrado no ato de atacar; todo o poder e energia de seu corpo e espírito estão nesse ato; a direção foi decidida e já não pode ser alterada. O momento de maior força é o momento de maior fraqueza.

Assim, só devemos estabelecer o contato inicial para a aplicação da técnica, uma fração de segundo antes de o golpe nos acertar.

Devemos juntar-nos abertamente a esse ritmo, sem medo, sem apego à vida, preparados para morrer.

Isso realmente não é fácil, depende de muito, muito treino; talvez uma vida inteira...