sexta-feira, 15 de maio de 2015

A ESPADA E O CANHÃO



A ESPADA E O CANHÃO

Jamais eu comento com as pessoas que pratico Aikido e que tenho especial predileção pelas técnicas com o JO (bastão de luta); acho que é uma coisa muito minha e que não diz respeito a mais ninguém.
Porém, algumas vezes o assunto cai no tema artes marciais, ou porque algum conhecido pratica, ou outro motivo qualquer. Todas as vezes ouço de algum inculto participante da conversa, meio em tom de piada, meio em tom de desafio, dizer que depois que inventaram a pólvora, tudo isso não serve, para mais nada.
Não respondo à provocação, porque discutir com esse tipo de gente não levaria a nada, mas há uma passagem de um mestre de Kenjutsu (luta com espada), que é digno de nota, pela resposta bem dada, a uma dessas pessoas:


YAMAOKA TESSHU era um importante Mestre do ITTO RYU (escola de luta com espada) e fundador do MUSSU RYU de kenjutsu .

Certa feita, um capitão da nova força militar de Chashu perguntou a YAMAOKA TESSHU: Como pode o kenjutsu funcionar contra o poder do fuzil e do canhão?

TESSHU sorriu e respondeu: Bem vejo que o estilo de guerra agora é diferente, mas continuo a treinar com a espada. Não pretendo com isso derrotar o inimigo; treino a mim mesmo, ao meu espírito, ao meu ego. A espingarda e o canhão são apenas instrumentos. As pessoas podem usar instrumentos, mas a qualidade humana é mais importante.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário